quarta-feira, 27 de junho de 2012

Empreendedorismo Social: A Nova Face da Transformação


Se você acha que iniciar um empreendimento social de sucesso é simplesmente uma questão de encontrar uma maneira de ajudar uma causa social, reveja seus princípios. Cada vez mais, os empreendedores sociais necessitam mostrar como eles pretendem, de forma sustentável, realizar essa missão. Em outras palavras, que necessitam de dinheiro.
A marca do sucesso de empreendimentos sociais sempre foi o magnetismo de recursos, diz David Hodgson, co-fundador da Ecoando Verde , uma empresa nova-iorquina, sem fins lucrativos, encarregada de encontrar e apoiar empreendedores sociais. Cada  vez mais, ser capaz de gerar receita, tornou-se ainda mais vital para esse grupo.
"Fala-se sobre a capacidade dessas organizações finalmente atraírem capital, que é crítico para a ampliação e ter o máximo  de impacto social", afirma Hodgson. Investidores de impacto, muitas vezes se voltam as empresas e organizações que não dependem exclusivamente de apoio filantrópico, mas também podem atrair o capital financeiro da mesma forma para empresas sem fins lucrativos, ele acrescenta.
Um projeto brasileiro interessante, é do portal "Quem se Importa", que  é um grupo que divulga empreendedorismo social pelo país, divulgando nas escolas, redes sociais e para qualquer pessoa interessada pelo assunto. Esse projeto acabou virando um documentário, sendo filmado em sete países (Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha). O documentário  mostra empreendedores sociais ao redor do mundo, divulgando o impacto que eles trazem a sociedade. Os personagens são pessoas que criaram organizações inovadoras capazes de causar um impacto social suficiente para que suas ideias possam ser transformadas em políticas públicas aplicadas. Quem quiser assistir ao trailler do documentário , é só entrar no link abaixo. "Vale a Pena".


Nenhum comentário:

Postar um comentário